terça-feira, 23 de agosto de 2016

Escapando da Depressão



Tenho passado por algo assustador nos últimos meses, nem sei como lidar com isso, se é me importo em reagir de alguma maneira. 
Recebi uma notícia, que na verdade não me foi uma surpresa, apenas se tornou oficial e me matou por dentro. Sim, me sinto dessa maneira: morta por dentro. 
Não sinto mais prazer nas atividades que antes eu gostava. Meu sorriso diante das pessoas muitas vezes é forçado, pois não quero admitir diante da sociedade o quanto estou mal. Não quero admitir porque não quero conselhos, nem consolo, nem que sintam pena de mim... eu só quero ficar só. 
Passam-se os dias e meu futuro é cada vez mais incerto, não vejo esperança para mim. 

Se você se sente assim ou está próximo disso... esse artigo é para você.

A depressão vem se alastrando no meio da sociedade de forma assustadora. Diversos são os motivos: luto, doenças, percas e até distúrbios neurais.

Não é fácil sair da depressão. E antes de conseguir sair dessa prisão, ainda é necessário sobreviver à ela, pois nos casos mais graves, levam ao suicídio.


Sair da depressão é nadar contra uma correnteza, mas não é impossível, pois podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.

Clame a Deus

"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito"
Salmo 34:18

Clame! Digo clamar porque será necessário expressar a Deus todo o seu desespero. A depressão é terrível mas você não precisa passar por isso sozinho. Deus tem poder de alegrar a tua alma novamente, mesmo que você tenha perdido tudo nessa vida, Deus ainda pode te levantar.
Olhe para o alto porque de lá virá o teu socorro.
Ainda que você não tenha forças para falar com Deus, pelo menos chore, pois ele sabe interpretar lágrimas e gemidos.

Olhe para a cruz

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, assentou-se a destra do trono de Deus"
Hebreus 12:2

É muito importante nos espelharmos em alguém mais forte do que nós. Olhe para a cruz e veja ali pregado alguém que suportou o peso da cruz, o desprezo, a rejeição, a ingratidão. Jesus levou sobre si um castigo que não era dele, sofreu a maior agonia já registrada na história, mas ele suportou até o fim e por isso recebeu de Deus um nome que é acima de todo nome e recebeu todo poder no céu e na terra.
Nós também temos uma cruz. Também sofremos, hora de forma justa, hora de forma injusta, mas precisamos suportar até o fim, e receberemos de Deus a recompensa que nos está reservada para a eternidade.

Desabafe quantas vezes for preciso 

"E eis o desabafo de Jó"
Jó 3:2 

Jó, quando passou por terrível percas, em seu momento de dor, desabafou diante de seus amigos.
Quando falamos sobre nossa dor, desafogamos a nossa alma, podendo assim, tomar um fôlego. Procure um amigo, alguém em quem você possa confiar. Se não tiver amigos, procure um pastor, uma dirigente de círculo de oração, um líder de mocidade, certamente eles saberão te ouvir.
Quando guardamos todo sofrimento dentro de nós corremos um sério risco de piorarmos dia após dia. Eu sei bem disso porque sou uma pessoa muito difícil de se abrir, não gosto de falar dos meus sentimentos e sofrimentos, mas há momentos que não tem como, preciso soltar tudo.
Muita das vezes um bom café da tarde na companhia de um amigo é tudo o que precisamos.

Procure atividades que desviem seu pensamento

"Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz"
Mateus 6:22

A depressão faz com que nós não tenhamos mais prazer nas atividades que antes nos enchiam de alegria e satisfação. Tudo perde o sentido e nós ficamos indiferentes à muitas coisas.
Mas é muito importante que você se engaje em alguma tarefa que desvie seu pensamento do motivo da sua dor. Saia de casa, faça uma caminhada, procure uma academia, se envolva com algum tipo de assistência social, volte a estudar, mas não se entregue aos pensamentos que querem te consumir.


Procure ajuda médica

Depressão é coisa séria, e muitas vezes pode causar danos irreparáveis. Ela pode fazer com que se tenha pensamentos suicidas ou tomar atitudes precipitadas como o divórcio e pedido de demissão.
Se você tem alguns desses sinais, não exite em procurar ajuda médica. Isso não é pecado. O próprio São Lucas, escritor de um dos evangelhos e de Atos dos Apóstolos, era médico.
Algumas medicações e terapias podem te ajudar a continuar em pé.


Depois que comecei a escrever esse artigo pude notar o quanto é importante cuidar dos nossos sentimentos. Depressão é alma ferida, precisa de cuidados, e não há ninguém melhor do que Deus para tratar a alma do homem. 
Deus é aquele que conhece o homem por dentro, sonda nosso coração e nossa alma, sabe a raiz dos nossos medos e traumas, conhece nossas ansiedades e dúvidas, e por isso reforço, confie sua vida nas mãos dele.
Quero encerrar aqui com mais um versículo:

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo"
João 16:33


Um forte abraço
Fiquem na paz do Senhor










sábado, 13 de agosto de 2016

Como ter a presença de Deus



Ter por perto um amigo fiel, um consolador, um pai...
Aquele que não trai, não decepciona e não abandona...
Aquele que ensina, direciona e corrige se necessário for...

A presença de Deus na nossa vida faz toda a diferença em todos os lados no nosso ser. 
Mas como tê-la? Como preservá-la?
A palavra dele nos ensina:

Siga pelo caminho certo


"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"
João 14:6
Dizem por aí que existem vários caminhos que levam a Deus. Isso é uma desculpa para se dizer que todas as religiões são corretas e levarão o homem para um bom destino. Mas não é isso que nos afirma as escrituras.
Jesus foi enfático em dizer: "Eu sou o caminho!"
Para se aproximar de Deus é preciso crer em Jesus!

Para chegar a Deus, primeiro é necessário passar pela manjedoura que Jesus nasceu... vá para o rio Jordão, assista seu batismo... depois vá para as bodas de Caná, onde ele transformou a água em vinho... visite a filha de Jairo, visite Lázaro! ambos foram ressuscitados pela ordem de Jesus... contemple seus milagres, ouça seus ensinamentos e por fim, suba ao monte caveira, passe seus dedos no sangue puro e inocente escorrido no madeiro... passe em seu túmulo, veja que está vazio! creia nas suas palavras, creia na sua ressurreição, creia que Ele é o filho de Deus e encontrarás o caminho para o céu.

Sua fé é algo muito precioso! Não empregue-a em outros meios, somente Jesus usa sua fé para levar-te ao Pai.

Procure-o
"Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão"

Provérbios 8:17
Quando a palavra diz "os que cedo me buscam", ela denota esforço, zelo, compromisso. Procure-o em sua palavra, procure-o na oração, Ele lhe dará sabedoria e você começará a conhece-lo. 


Busque a Purificação


"Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário"

A angústia de Davi depois te ter pecado é expressa nesse salmo. Ele se arrepende e suplica a Deus que não se afaste dele.
Davi tinha vivido uma linda trajetória com Deus até ali, e não poderia aceitar perder a presença de Deus assim. Então ele deixa todo orgulho, confessa seu pecado e pede a presença de Deus novamente, renovando a alegria da salvação no seu coração.

O pecado afasta o homem de Deus. Se queres estar perto do Senhor, é necessário buscar a purificação mediante o sangue de Jesus.

Deus não divide o espaço dele com o pecado, mas a porta do perdão está aberta. É confessando e deixando o pecado que se alcança a misericórdia de Deus. 


Deus está pronto a se relacionar com o homem, pois ele criou o homem com esse propósito: relacionamento. O caminho antes bloqueado pelo pecado, agora tem um acesso: Jesus Cristo. Nada pode te separar do amor de Deus! Creia nessa palavra, faça uso dela e receba em sua vida o mais fiel Amigo.

Um grande abraço
Fiquem na paz do Senhor






quinta-feira, 30 de junho de 2016

Um recado para Jesus



Maria e Marta estão preocupadas. A situação de Lázaro não é boa. Já fazem alguns dias que ele está deitado num leito, dentro do quarto, enfermo. Não se sabe ao certo o que ele tem, mas a cada dia que passa, ele perde forças.

Marta, sempre muito dedicada, leva sopa para o alimentar.
Maria, sempre muito afetuosa, fica ao lado do leito, pronta para o atender à qualquer gemido.
Mas elas percebem que seus cuidados não estão dando resultado. Ele não melhora. Vai ficando cada dia mais pálido, cada dia mais fraco, está desfalecendo aos poucos.
Elas não podiam mais esperar, precisavam agir. Então vem a decisão: vamos mandar um recado para o mestre.



Essa decisão foi mais eficiente que seus cuidados, foi mais eficiente que seus afetos, embora elas ainda não soubessem disso.

O mensageiro corre a cidade onde jazia Jesus e o avisa:

"Senhor, eis que está enfermo aquele a quem tu amas"

O que Jesus fez?

Subiu num jumento e foi às pressas para Betânia, junto com o mensageiro?
Liberou uma palavra de cura como fez para sarar o servo do Centurião?

Não. Jesus não fez nada disso. Jesus decide esperar mais alguns dias para ir ver Lázaro porque havia um plano nisso tudo.

Maria e Marta estão numa espera angustiante! Vendo Lázaro morrendo aos poucos, entre sopas e carícias em seus cabelos, lágrimas caem desesperadamente por verem seu irmão naquele estado terminal e nada de Jesus aparecer, estender as mãos e acabar logo com todo aquele sofrimento.

Entre uma sopa e outra, Lázaro dá seu último suspiro, e morre.

O recado foi dado, mas Jesus não veio. Agora para Marta e Maria só resta mais um cuidado: sepultar Lázaro.

A dor da perca, a dor do luto, o grito preso na garganta.



Maria e Marta voltam para casa e agora o leito está vazio. Lázaro estava no túmulo.
Passaram-se 4 dias depois da morte de Lázaro. Maria e Marta ainda choram, quando alguém vem avisá-las: Jesus está vindo para cá.
Marta sai desesperadamente atrás de Jesus, mas ela não foi atrás de conforto, ela não foi atrás de seu abraço, ela foi atrás de explicações!

"Jesus, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido!"

Ela queria explicações, e teve as melhores:

"Teu irmão há de ressuscitar!"

"Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá"

"Todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá"

Nesse momento Jesus estava tratando com a fé de Marta, que também estava morta. A partir desse momento, Marta consegue voltar a crer que Jesus pode todas as coisas.
Agora Jesus se encontra com Maria e as palavras dela são as mesmas de Marta:
"Jesus, se tu estivesse aqui, meu irmão não teria morrido"
Mas a reação de Jesus foi diferente com Maria. Dessa vez Jesus chorou...

A reação de Jesus foi diferente com Maria porque o relacionamento entre Jesus e Maria era diferente do relacionamento entre Jesus e Marta. 

Maria parava para o ouvir, Maria expressava devoção a Ele, o tinha como prioridade. 
A maneira como nos relacionamos com Deus dita como serão as respostas na nossa vida.
Dessa vez Jesus não precisou explicar nada, ele precisou expressar sentimento. E quando Ele chora é como se dissesse: Eu sei o tamanho da dor que você está sentindo.


"Me levem ao sepulcro", Jesus pede. De certo pensaram que Jesus queria ir até o sepulcro para chorar e lamentar. Mas Ele não é limitado como nós! Ele tinha um propósito maior nessa visita ao túmulo.

Mas haviam alguns que questionavam dizendo: "se ele abriu os olhos do cego, não poderia também poupar Lázaro da morte?". Eles questionavam porque para eles a situação já estava dada por perdida. 

O sepulcro era uma caverna e uma pedra a fechava. Chegando ao local, Jesus dá uma ordem que parecia inapropriada para a situação: "tirai a pedra". Marta logo avisa: "Senhor... já está cheirando mal..."

"Não te disse que se creres verás a glória de Deus?" disse Jesus.
Marta precisava se apegar aquilo que Jesus havia dito para ela, mas ela só conseguia enxergar com os olhos carnais, só via Lázaro morto, não conseguia entender o trabalhar de Jesus. A dor a tinha consumido de tal forma, que ela já não conseguia alimentar sua fé.

Depois disso Jesus chama: "Lázaro! Saia para fora!"

Todos os olhares estão fitos no túmulo... a pedra já foi removida e a ordem dada... será que Lázaro vai sair?

Lázaro vem caminhando... com dificuldades, pois estava enfaixado... mas vem cheio de vida! 

Todos os presentes comprovaram que Jesus tinha poder, não só de abrir os olhos do cego, mas para dar vida também!
O propósito na vida de Lázaro era maior, por isso ele chegou até o túmulo, para que a vida dele testificasse do poder de Deus!

Desde que o recado de Marta e Maria chegou para Jesus, foi entregue nas mãos dele o problema. Um recado enviado para Jesus não fica sem resposta! Ainda que a resposta não venha na hora que esperamos, ou da forma que esperamos, mas certamente a resposta virá no momento em que a glória de Deus se manifestará de forma mais intensa na nossa vida.
É no momento em que para nós não tem mais jeito, quando a causa é dada por perdida, quando tudo que nos resta é chorar e lamentar. Para Deus ainda há solução.

Eu venho te encorajar a mandar um recado para Jesus. Comunica para Ele qual é a situação do seu Lázaro. Não sei se seu Lázaro é seu casamento, seus filhos, sua carreira profissional, seus sonhos, sua saúde, sua fé... independente do que for, não hesite em mandar o recado pra Jesus.
Talvez, como Marta e Maria, seus cuidados não estejam trazendo resultados positivos e você está vendo que sozinho não vai conseguir. Você tem a quem recorrer: Jesus!

A resposta virá. Não sei como nem quando, só sei que será no momento mais oportuno para a glória de Deus invadir toda sua história.

Um grande abraço
Fiquem na paz do Senhor




sexta-feira, 3 de junho de 2016

Temor à Deus



Assunto cada vez mais escasso nos nossos dias. 
Há muito tempo eu já não ouço falar essa palavra nos púlpitos. 
Acredito que os cristãos há menos de 10 anos tenham ouvido pouquíssimo sobre isso: 
O Temor ao Senhor 


Essa palavra "temor" começou a estar mais presente em minha vida no ano de 2013, quando eu entrei em um propósito com Deus para alavancar minha vida espiritual. Esse foi o primeiro sentimento que o Espírito Santo despertou em mim: Temor ao Senhor.  


Mas o que é o Temor a Deus?


A palavra temor, ao pé da letra, nos remete a medo, intimidação. Mas o temor devido a Deus não incita o medo, mas sim uma adoração reverente, uma rendição total e um amor fiel a Ele. 

"No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor"
1 Jo 4:18
Logo, o medo é quebrado pelo perfeito amor de Deus. Aquele que se aproxima de Deus não o faz por medo, já que o medo não aproxima, mas afasta. Porém, todo aquele se aproxima de Deus sente o temor da sua presença, sente a necessidade de reverenciá-lo por quem Ele é, o ama respeitosamente e faz com zelo tudo o que for do seu agrado.

"Quem não te temerá, ó Rei das nações? Pois a ti de se deve o amor reverente, que é o temor do Senhor, porquanto entre todos os sábios das nações, e em todos os seus reinos não existe nada nem ninguém que se possa comparar a tua pessoa"
Jeremias 10:7

De onde vem o Temor?

Todo esse sentimento que nasce dentro de nós e que nos leva à rendição total à Deus é proveniente dele mesmo. Isso porque Deus quer que nos aproximemos dele, que sejamos seu povo e que verdadeiramente o tenhamos como único Deus. Quanto maior for a aproximação à Deus, maior será o temor.
"Farei com eles uma aliança eterna: não deixarei de abençoá-los com tudo de bom e colocarei o meu temor no íntimo do seu ser, para que nunca mais se afastem da minha pessoa"
Jeremias 32:40

O temor gerado pelo agir de Deus

Muitas passagens bíblicas declaram que o coração das pessoas se enchiam de temor a Deus ao ver os feitos maravilhosos das suas mãos. Quando testemunhamos o agir do Senhor, vemos o quão grande é seu poder e isso nos traz a necessidade de adorá-lo e o servirmos.
Vemos essa reação de temor nas seguintes referências:

  • Salmo 66:5
  • Jonas 1:16
  • Mateus 9:8, 17:6
  • Lucas 1:12, 1:65, 5:26, 7:16, 9:34, 24:5
  • Atos 2:43, 3:10, 5:5, 19:17
O temor é proveniente do trono de Deus e por intermédio da revelação do seu poder, chega ao coração do homem.


O temor nos leva à sabedoria

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para todo sempre"
Salmo 111:10

Aquele que teme a Deus considera todos os seus mandamentos, descritos na sua palavra. 
Seguindo sua palavra temos luz para iluminar nosso caminho e assim não errarmos o passo. Sábio é aquele que teme ao Senhor pois em todas as suas decisões, conselhos, ações e reações, coloca como prioridade cumprir o desejo do Senhor, dessa maneira, ele não erra.

"Pela fé Noé, quando divinamente orientado acerca dos acontecimentos que ainda não podiam ser vistos, movido por santo temor, construiu uma arca a fim de salvar sua família. Por intermédio da fé, ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que vem da fé"
Hebreus 11:7
Noé foi movido pelo temor que havia em seu coração para obedecer as instruções do Senhor e assim construir a arca, zelando por cada detalhe estabelecido por Deus. Essa obediência livrou a ele e toda sua família. Sábio é aquele que decide honrar a Deus em todas as suas ordenanças, esse será bem sucedido.


O temor nos leva à santidade

"Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que possa contaminar o corpo e,  por conseguinte a alma, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus"
2 Coríntios 7:1
"O temor do Senhor consiste em odiar o mal; rejeitar todo orgulho, arrogância, o mau comportamento e o falar perverso"
Provérbios 8:13
Para seguirmos a santificação precisamos de esforço e aperfeiçoamento a cada dia, e para conseguir viver assim, é necessário cultivar o temor. O temor nos leva a abandonar toda prática que não santifica o nome de Deus em nossa vida. 
Aquele que não tem temor não consegue entender o sentido da santificação, não tem motivação nem vontade de ser santo. É o temor a Deus que gera essa sede dentro do nosso ser. Saber que não podemos nos aproximar dele de qualquer maneira porque Ele é Santo. Saber que não podemos fazer sua obra de qualquer maneira, porque Ele é zeloso por sua obra. Saber que não podemos adorá-lo de qualquer maneira porque até mesmo os querubins cobrem seus rostos diante dele.

O temor a Deus muda atitudes, pensamentos e comportamentos.
Comece hoje a viver uma vida temente a Deus. Não apenas pelos benefícios que uma vida de temor nos traz, mas principalmente, por reconhecer quem é Deus.

Um forte abraço
Fiquem na paz do Senhor




sexta-feira, 27 de maio de 2016

4 lições da visão de Isaías 6



Quando eu leio esse capítulo eu mal pisco os olhos. Mexe com minha alma, com meu espírito, move todo meu ser. Os olhos ficam marejados e o coração parece estar sendo inundado por uma reverência dominadora. Agora imagine Isaías, vivendo esse momento! Não é à toa que ele pensou que ia morrer diante de tanta majestade!

Ele estava no lugar onde qualquer adorador queria estar. Ele estava vendo o que qualquer adorador queria ver. E ele estava sentindo o que qualquer adorador queria sentir.
Minha esperança é a promessa, de que um dia eu estarei ali, não apenas tendo uma visão, mas morando com Ele nas mansões celestiais (Oh aleluia)


Desse capítulo podemos tirar muitas lições, já ouvi pregações gloriosas com esse tema. Mas quero hoje aqui com vocês ressaltar 3 pontos que acrescentaram muito em minha vida
espiritual e espero que, faça diferença na sua vida espiritual também.

Adoração incessante 
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

Isaías 6:3
O termo "e clamavam uns aos outros" denota uma contínua adoração a Deus. Era incessante a confissão que os serafins faziam uns aos outros de que Deus é santo. 
A adoração no céu não cessa. Isso me faz perceber que enquanto estamos com tantas ocupações aqui nessa terra, no céu os serafins continuam afirmando que Deus é santo. 
Enquanto estamos atarefados no trabalho ou em casa, o céu não cessa. Os serafins continuam dizendo que Ele é santo. 
E quando estamos dormindo ou comendo, enquanto eu escrevo e enquanto você agora, está aí lendo, os serafins continuam adorando aquele que é santo. Logo lembro do que Davi disse no salmo 34.1: 
"Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca"
Deus é digno dessa adoração eterna porque Ele é imutável, em todo tempo é santo e está perpetuamente no trono. 
Mas como posso adorar a Deus o tempo todo? 


 "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus"
1 Coríntios: 10. 31

Se em todas as suas atividades você se lembrar de fazê-la de modo que agrade a Deus, você conseguirá glorificá-lo em toda sua rotina. 
Para sermos adoradores continuamente não podemos nos prender á momentos exclusivos como durante o culto ou durante nosso período de oração. Precisamos agir de modo que nossa vida seja um culto de glorificação a Deus. Seja em qualquer o lugar que estivermos, podemos fazer a adoração acontecer ali, se nosso coração realmente estiver voltado ao trono de Deus. 


Adoração reverente 
"Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam"

Isaías 6:2
Os serafins que adoravam a Deus tinham 6 asas. Com duas eles voavam e com as outras 4 asas reverenciavam a Deus cobrindo, com duas asas seus rostos e com as outras duas cobriam seus pés. 
Mesmo sendo seres supremos, habitando onde não pode haver pecado, eles não podiam ousar olhar na face de Deus, não havia audácia para encarar tamanha majestade. Só lhes restava prestar reverência. Isso é causado pelo temor de estar na presença de quem tem todo poder. 
Não podemos perder esse sentimento diante do Senhor: o temor! A reverência se manifesta por causa do temor, do respeito. Se o temermos, se reconhecermos sua grandeza e poder, isso vai se refletir no nosso comportamento diante do Senhor. 
Não podemos nos apresentar diante dele de qualquer maneira, mas com coração reverente, declarando assim que reconhecemos quem somos, e reconhecemos quem Ele é. 


Adoração que causa reação 

"E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça"

Isaías 6:4
Por causa do barulho do clamor dos serafins, os umbrais das portas se moveram e a casa de encheu de fumaça. 
Uma outra adoração que causou reação com tremor foi a de Paulo e Silas, descrita em Atos 16, quando eles, encarcerados, começam a louvar e orar. Sem avisos, sobreveio um terremoto forte o suficiente para soltar todas as cadeias. Adoração sincera causa reação onde quer que estivermos, até mesmo em prisões. 


Focar na santidade de Deus
"Então disse eu: Ai de mim que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos" Isaías 6:5

Isaías se sentiu impuro ao contemplar tamanha santidade! Seu sentimento foi tão compungido que ele pensou que iria perecer. Mas no altar de Deus tem fogo para purificar o homem do pecado!
Se nós não focarmos a santidade de Deus, podemos nos enganar acerca do que é ser santo. Se ao invés de olharmos para Jesus, desviarmos o olhar para o nosso próximo, estamos correndo o risco de nos acharmos melhores que os outros e por isso, enganosamente, acharmos que estamos em um bom patamar de santidade.

Alimentar pensamentos que comparam o "eu" com o "próximo" podem nos levar a uma ideia errônea do que é santificação. 
Santificação não é ser melhor que o próximo. Santificação é uma obra de Deus em nossa vida, uma purificação que vem do altar dele e nós devemos manter essa obra em nosso viver não dando espaço para o pecado nos manchar.

Não olhemos para nosso próximo como padrão de santidade. Olhemos para o trono de Deus e reconheçamos nossas impurezas e Ele nos purificará.

Para terminar, recomendo que você leia esse capítulo. Melhor, leia todo o livro do profeta Isaías. Esse livro muito tem a nos ensinar sobre adoração e culto ao Senhor.


Um forte abraço!
Fiquem na santa paz do Senhor

sexta-feira, 13 de maio de 2016

3 pilares da Oração



"Sempre inicio propósitos de oração mas não consigo terminar!"
"Não consigo orar mais do que 10 minutos, é entediante demais para mim..." 
"Em 5 minutos de oração já falei tudo o que tinha para falar e não consigo mais continuar!" 

Se você se encaixa em uma dessas afirmações ou em qualquer outra que te identifique à uma vida vacilante de oração, não tenha dúvidas, foi Deus quem te colocou para ler esse artigo. 
Quero te apresentar três ingredientes que não podem faltar na sua vida de oração. Faça uso desses ingredientes e alcance melhoria na sua vida com Deus, que é o que temos de mais importante. É o nosso relacionamento com Deus que nos dá base para sustentarmos todas as áreas da nossa vida. 

Pronto para melhorar esse ritmo de oração? Então vamos lá...

1. Fé



Primeiro sentimento que precisa existir dentro de nós para nos aproximarmos de Deus é a fé. Se oramos precisamos acreditar que Deus existe, nos ouve e responde. Por meio de uma vida de fé muitos foram classificados como heróis, na galeria descrita aos Hebreus no capítulo 11. 
Se oramos é necessário crermos que Deus nos ouve. 
Se pedimos é necessário crermos que Deus é poderoso para responder. 
Se nos arrependermos é necessário crermos que Deus nos perdoa. 
Se não crermos não há sentido em se ajoelhar para falar com Deus, assim como está descrito em Hebreus 11:6: 
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."
 Comece a empregar mais fé na sua oração e assim, aproxime-se de Deus, torne-se íntimo dele.


2. Sinceridade



Pois é, com Deus não adianta colocar uma máscara e fingir que está tudo bem. Não funciona. É melhor você abrir seu coração e contar tudo o que está acontecendo para Ele.
As vezes ficamos nos prendendo em frases repetidas em nossa oração, coisas que falamos todos os dias e repetimos simplesmente por sentirmos a obrigação de orar por aquele determinado motivo mas na verdade são apenas palavras decoradas, já não há mais sentimento em nós quando repetimos essas palavras.
Sempre repetimos: Senhor, perdoa meus pecados..  Mas estamos mesmo arrependidos? Ou nem sequer sabemos o que estamos falando?
Repetimos: Senhor, abençoe o irmão "fulano, beltrano", outras vezes resumimos dizendo: "Senhor, abençoe todo mundo"... Mas qual é nossa verdadeira intensão nesse pedido? Abençoar como? O que queremos para as pessoas que apresentamos em oração?
Esse tipo de oração cansa. Cansa porque somos humanos. Temos uma tendência natural de pegarmos os processos que repetimos todos os dias e executá-los de maneira mecanizada, mas não deixe isso acontecer com sua oração senão você não suportará por muito tempo.
Esse é um dos principais motivos de algumas pessoas não conseguirem orar. Estão no "piloto automático". 
Na oração é necessário que você realmente se abra com Deus. Faça cada pedido com a dedicação merecida. Empregue tempo em falar com o Senhor, não se prenda aos limites impostos por você mesmo, mas deixe seu coração falar por você.
O resultado é assegurado pela palavra descrita em Jeremias 29:13:

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."

3. Perseverança



Sabe, não é todos os dias que nós vamos encontrar a hora perfeita para orar. Na verdade, na maioria dos meus dias isso não acontece... Mas eu não posso me render.
Já passou-se o tempo em que eu ficava esperando estar sozinha em casa, em um momento tranquilo para começar a orar. Hoje aprendi o real significado de Efésios 6:18: 
"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos"
Ore em casa de joelhos sim, mas ore também no ônibus, ore lavando a louça, ore andando na rua, ore varrendo o chão, ore enquanto espera na fila do banco, ore onde você tiver oportunidade para o fazer. 
Perseverar é insistir, lutar para que algo aconteça, empregar esforço para executar algo. 
A perseverança tem um valor muito grande diante de Deus porque denota sua fidelidade e compromisso para com Ele. Se há algo que Deus se agrada no homem é seu esforço em buscá-lo, sua fidelidade, seu desejo em estar ligado a Ele.
Persevere em orar. Ore quando puder, e quando não puder, ore também.
Ore quando estiver animado e quando não estiver, ore também.
Ore quando estiver com vontade e quando não estiver, ore também.


Com perseverança, sinceridade e fé nas nossas orações conseguiremos alcançar um patamar glorioso, cada vez mais próximo de Deus. 
Saiba que a oração é a porta de acesso ao céu. Oração é ferramenta poderosa, é alimento para a alma, e sensibilidade para o espírito.


Enquanto eu rascunhava sobre esse tema, comecei a escrever uma série de palavras que me vinham a mente quando pensava em oração. Resolvi colocar aqui para que você observe e acrescente as suas palavras. Quem sabe isso te inspire e te motive a investir um pouco mais no seu tempo de oração. Esse é o meu desejo.


Não se esqueça de orar hoje!

Um forte abraço
Fiquem na santa paz do Senhor



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Deus me fez ser Mãe




"Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor"
Salmo 113:9

Meu coração começou a bater forte e minhas mãos ficaram frias naquele momento. Preocupação, medo... Me senti impotente e incapaz, ali, sentada na frente do médico quando ele me deu a notícia de que meu útero era como o útero de uma mulher de 60 anos e assim eu não poderia engravidar. 
E agora, o que eu poderia fazer? 
Claro que eu segui todas as recomendações que o médico me passou naquele dia, tomei corretamente os remédios e fiz todos os procedimentos, mas não estavam resultando em nada. Troquei de médico por três vezes, e a história se repetiu por três vezes. 

Já cansada de tudo isso, resolvi dar uma distraída e fui com o Casimiro para o shopping, mas eu não sabia que uma promessa estava me aguardando chegar ali. 
Entrei na farmácia do shopping para comprar um medicamento para o estômago do Casimiro e naquele momento a farmacêutica, crente como eu, me disse bem assim: "Moça, tire a ansiedade do seu coração porque, ainda esse ano, você vai engravidar e te digo ainda mais, será um menino". 
Pronto, meu mundo parou ali naquele momento! Só me lembro que dali à 3 meses eu já estava grávida, como Deus disse que seria. 

E no dia 7 de março de 2013 nasceu meu primeiro filho, o Lucas. 

Mas uma outra promessa ainda me aguardava, e dessa vez no ensaio do Círculo de oração. Uma irmã me chama e me diz: "Cris, Deus vai te dar mais um bebê". 
Ora, isso estava nos meus planos e eu fiquei muito feliz! Eu só não sabia que a agenda de Deus era diferente da minha... 
Eu queria para dali à 3 anos porque o Lucas ainda era muito pequeno. Mas dentro de 2 meses estava eu, novamente, logo ao amanhecer, fazendo um teste de gravidez. 
Quando eu vi aparecendo duas faixinhas rosa no resultado eu não acreditei, achei que estivesse sonhando. Chamei o Casimiro para ver também, e ele concordou comigo... estávamos sonhando. 
Voltamos a dormir e depois pela tarde fiz outro teste e lá estavam as duas faixinhas rosas gritando que eu estava grávida novamente. Fiquei feliz, com medo, empolgada, preocupada, tudo de uma vez! Isso é porque eu não sabia o que estava por vir, pois se eu soubesse, desmaiava na hora! 

Vivi um dos momentos mais dramáticos da minha vida. Uma gravidez de risco pois a placenta estava baixa e também tinha uma grave infecção de urina. Sentia tantas dores que não dormia. Parecia que eu estava sendo quebrada por dentro. 
Eu podia ter uma hemorragia a qualquer momento. Eu podia perdê-la a qualquer momento. Eu podia morrer a qualquer momento. 

Tive que fazer repouso e me corroía de tristeza por não poder pegar meu filho no colo. E ele ficou comigo ali, o tempo todo, por meses, dentro do apartamento, entediado. 

A cada semana que passava era uma vitória alcançada. As chances de ela nascer pré-matura eram muito grandes, mas Deus que é soberano sobre tudo, segurou minha gestação até o fim! 

Milagrosamente eu cheguei as 39 semanas de gestação e fui para o centro cirúrgico fazer a cesárea. Ali eu quase morri por causa de um acretismo placentário. Também sou alérgica à anestesia raque, então o momento foi bem tenso. 
Mas quando Deus decide dar vida, não há nada que impeça! 

E no dia 29 de junho de 2015 a Emanuela nasceu, e eu renasci. 

Foi a mão de Deus que me tirou daquele centro cirúrgico com vida e aqui estou eu para te contar que não existe nada impossível para Deus! 

Eu sou mãe por dois milagres divinos, e nessa semana estou mais que agradecida por poder comemorar o dia das mães tendo minha mãe para abraçar e meus filhos para me abraçarem!  
Sou mãe pela mão de Deus. E paro para pensar... e qual mãe não é? pois o desafio é imenso, mas maior é aquele que está conosco. 

E você que ainda espera pelo seu milagre, saiba que Deus tem poder para efetuar todas as coisas. 

Tenham um feliz dia das mães! Cheio de amor e gratidão.

Um forte abraço 
Fiquem na paz do Senhor