terça-feira, 23 de agosto de 2016

Escapando da Depressão



Tenho passado por algo assustador nos últimos meses, nem sei como lidar com isso, se é me importo em reagir de alguma maneira. 
Recebi uma notícia, que na verdade não me foi uma surpresa, apenas se tornou oficial e me matou por dentro. Sim, me sinto dessa maneira: morta por dentro. 
Não sinto mais prazer nas atividades que antes eu gostava. Meu sorriso diante das pessoas muitas vezes é forçado, pois não quero admitir diante da sociedade o quanto estou mal. Não quero admitir porque não quero conselhos, nem consolo, nem que sintam pena de mim... eu só quero ficar só. 
Passam-se os dias e meu futuro é cada vez mais incerto, não vejo esperança para mim. 

Se você se sente assim ou está próximo disso... esse artigo é para você.

A depressão vem se alastrando no meio da sociedade de forma assustadora. Diversos são os motivos: luto, doenças, percas e até distúrbios neurais.

Não é fácil sair da depressão. E antes de conseguir sair dessa prisão, ainda é necessário sobreviver à ela, pois nos casos mais graves, levam ao suicídio.


Sair da depressão é nadar contra uma correnteza, mas não é impossível, pois podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.

Clame a Deus

"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito"
Salmo 34:18

Clame! Digo clamar porque será necessário expressar a Deus todo o seu desespero. A depressão é terrível mas você não precisa passar por isso sozinho. Deus tem poder de alegrar a tua alma novamente, mesmo que você tenha perdido tudo nessa vida, Deus ainda pode te levantar.
Olhe para o alto porque de lá virá o teu socorro.
Ainda que você não tenha forças para falar com Deus, pelo menos chore, pois ele sabe interpretar lágrimas e gemidos.

Olhe para a cruz

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, assentou-se a destra do trono de Deus"
Hebreus 12:2

É muito importante nos espelharmos em alguém mais forte do que nós. Olhe para a cruz e veja ali pregado alguém que suportou o peso da cruz, o desprezo, a rejeição, a ingratidão. Jesus levou sobre si um castigo que não era dele, sofreu a maior agonia já registrada na história, mas ele suportou até o fim e por isso recebeu de Deus um nome que é acima de todo nome e recebeu todo poder no céu e na terra.
Nós também temos uma cruz. Também sofremos, hora de forma justa, hora de forma injusta, mas precisamos suportar até o fim, e receberemos de Deus a recompensa que nos está reservada para a eternidade.

Desabafe quantas vezes for preciso 

"E eis o desabafo de Jó"
Jó 3:2 

Jó, quando passou por terrível percas, em seu momento de dor, desabafou diante de seus amigos.
Quando falamos sobre nossa dor, desafogamos a nossa alma, podendo assim, tomar um fôlego. Procure um amigo, alguém em quem você possa confiar. Se não tiver amigos, procure um pastor, uma dirigente de círculo de oração, um líder de mocidade, certamente eles saberão te ouvir.
Quando guardamos todo sofrimento dentro de nós corremos um sério risco de piorarmos dia após dia. Eu sei bem disso porque sou uma pessoa muito difícil de se abrir, não gosto de falar dos meus sentimentos e sofrimentos, mas há momentos que não tem como, preciso soltar tudo.
Muita das vezes um bom café da tarde na companhia de um amigo é tudo o que precisamos.

Procure atividades que desviem seu pensamento

"Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz"
Mateus 6:22

A depressão faz com que nós não tenhamos mais prazer nas atividades que antes nos enchiam de alegria e satisfação. Tudo perde o sentido e nós ficamos indiferentes à muitas coisas.
Mas é muito importante que você se engaje em alguma tarefa que desvie seu pensamento do motivo da sua dor. Saia de casa, faça uma caminhada, procure uma academia, se envolva com algum tipo de assistência social, volte a estudar, mas não se entregue aos pensamentos que querem te consumir.


Procure ajuda médica

Depressão é coisa séria, e muitas vezes pode causar danos irreparáveis. Ela pode fazer com que se tenha pensamentos suicidas ou tomar atitudes precipitadas como o divórcio e pedido de demissão.
Se você tem alguns desses sinais, não exite em procurar ajuda médica. Isso não é pecado. O próprio São Lucas, escritor de um dos evangelhos e de Atos dos Apóstolos, era médico.
Algumas medicações e terapias podem te ajudar a continuar em pé.


Depois que comecei a escrever esse artigo pude notar o quanto é importante cuidar dos nossos sentimentos. Depressão é alma ferida, precisa de cuidados, e não há ninguém melhor do que Deus para tratar a alma do homem. 
Deus é aquele que conhece o homem por dentro, sonda nosso coração e nossa alma, sabe a raiz dos nossos medos e traumas, conhece nossas ansiedades e dúvidas, e por isso reforço, confie sua vida nas mãos dele.
Quero encerrar aqui com mais um versículo:

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo"
João 16:33


Um forte abraço
Fiquem na paz do Senhor










Nenhum comentário:

Postar um comentário