sexta-feira, 3 de junho de 2016

Temor à Deus



Assunto cada vez mais escasso nos nossos dias. 
Há muito tempo eu já não ouço falar essa palavra nos púlpitos. 
Acredito que os cristãos há menos de 10 anos tenham ouvido pouquíssimo sobre isso: 
O Temor ao Senhor 


Essa palavra "temor" começou a estar mais presente em minha vida no ano de 2013, quando eu entrei em um propósito com Deus para alavancar minha vida espiritual. Esse foi o primeiro sentimento que o Espírito Santo despertou em mim: Temor ao Senhor.  


Mas o que é o Temor a Deus?


A palavra temor, ao pé da letra, nos remete a medo, intimidação. Mas o temor devido a Deus não incita o medo, mas sim uma adoração reverente, uma rendição total e um amor fiel a Ele. 

"No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor"
1 Jo 4:18
Logo, o medo é quebrado pelo perfeito amor de Deus. Aquele que se aproxima de Deus não o faz por medo, já que o medo não aproxima, mas afasta. Porém, todo aquele se aproxima de Deus sente o temor da sua presença, sente a necessidade de reverenciá-lo por quem Ele é, o ama respeitosamente e faz com zelo tudo o que for do seu agrado.

"Quem não te temerá, ó Rei das nações? Pois a ti de se deve o amor reverente, que é o temor do Senhor, porquanto entre todos os sábios das nações, e em todos os seus reinos não existe nada nem ninguém que se possa comparar a tua pessoa"
Jeremias 10:7

De onde vem o Temor?

Todo esse sentimento que nasce dentro de nós e que nos leva à rendição total à Deus é proveniente dele mesmo. Isso porque Deus quer que nos aproximemos dele, que sejamos seu povo e que verdadeiramente o tenhamos como único Deus. Quanto maior for a aproximação à Deus, maior será o temor.
"Farei com eles uma aliança eterna: não deixarei de abençoá-los com tudo de bom e colocarei o meu temor no íntimo do seu ser, para que nunca mais se afastem da minha pessoa"
Jeremias 32:40

O temor gerado pelo agir de Deus

Muitas passagens bíblicas declaram que o coração das pessoas se enchiam de temor a Deus ao ver os feitos maravilhosos das suas mãos. Quando testemunhamos o agir do Senhor, vemos o quão grande é seu poder e isso nos traz a necessidade de adorá-lo e o servirmos.
Vemos essa reação de temor nas seguintes referências:

  • Salmo 66:5
  • Jonas 1:16
  • Mateus 9:8, 17:6
  • Lucas 1:12, 1:65, 5:26, 7:16, 9:34, 24:5
  • Atos 2:43, 3:10, 5:5, 19:17
O temor é proveniente do trono de Deus e por intermédio da revelação do seu poder, chega ao coração do homem.


O temor nos leva à sabedoria

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para todo sempre"
Salmo 111:10

Aquele que teme a Deus considera todos os seus mandamentos, descritos na sua palavra. 
Seguindo sua palavra temos luz para iluminar nosso caminho e assim não errarmos o passo. Sábio é aquele que teme ao Senhor pois em todas as suas decisões, conselhos, ações e reações, coloca como prioridade cumprir o desejo do Senhor, dessa maneira, ele não erra.

"Pela fé Noé, quando divinamente orientado acerca dos acontecimentos que ainda não podiam ser vistos, movido por santo temor, construiu uma arca a fim de salvar sua família. Por intermédio da fé, ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que vem da fé"
Hebreus 11:7
Noé foi movido pelo temor que havia em seu coração para obedecer as instruções do Senhor e assim construir a arca, zelando por cada detalhe estabelecido por Deus. Essa obediência livrou a ele e toda sua família. Sábio é aquele que decide honrar a Deus em todas as suas ordenanças, esse será bem sucedido.


O temor nos leva à santidade

"Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que possa contaminar o corpo e,  por conseguinte a alma, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus"
2 Coríntios 7:1
"O temor do Senhor consiste em odiar o mal; rejeitar todo orgulho, arrogância, o mau comportamento e o falar perverso"
Provérbios 8:13
Para seguirmos a santificação precisamos de esforço e aperfeiçoamento a cada dia, e para conseguir viver assim, é necessário cultivar o temor. O temor nos leva a abandonar toda prática que não santifica o nome de Deus em nossa vida. 
Aquele que não tem temor não consegue entender o sentido da santificação, não tem motivação nem vontade de ser santo. É o temor a Deus que gera essa sede dentro do nosso ser. Saber que não podemos nos aproximar dele de qualquer maneira porque Ele é Santo. Saber que não podemos fazer sua obra de qualquer maneira, porque Ele é zeloso por sua obra. Saber que não podemos adorá-lo de qualquer maneira porque até mesmo os querubins cobrem seus rostos diante dele.

O temor a Deus muda atitudes, pensamentos e comportamentos.
Comece hoje a viver uma vida temente a Deus. Não apenas pelos benefícios que uma vida de temor nos traz, mas principalmente, por reconhecer quem é Deus.

Um forte abraço
Fiquem na paz do Senhor




Um comentário: