quinta-feira, 30 de junho de 2016

Um recado para Jesus



Maria e Marta estão preocupadas. A situação de Lázaro não é boa. Já fazem alguns dias que ele está deitado num leito, dentro do quarto, enfermo. Não se sabe ao certo o que ele tem, mas a cada dia que passa, ele perde forças.

Marta, sempre muito dedicada, leva sopa para o alimentar.
Maria, sempre muito afetuosa, fica ao lado do leito, pronta para o atender à qualquer gemido.
Mas elas percebem que seus cuidados não estão dando resultado. Ele não melhora. Vai ficando cada dia mais pálido, cada dia mais fraco, está desfalecendo aos poucos.
Elas não podiam mais esperar, precisavam agir. Então vem a decisão: vamos mandar um recado para o mestre.



Essa decisão foi mais eficiente que seus cuidados, foi mais eficiente que seus afetos, embora elas ainda não soubessem disso.

O mensageiro corre a cidade onde jazia Jesus e o avisa:

"Senhor, eis que está enfermo aquele a quem tu amas"

O que Jesus fez?

Subiu num jumento e foi às pressas para Betânia, junto com o mensageiro?
Liberou uma palavra de cura como fez para sarar o servo do Centurião?

Não. Jesus não fez nada disso. Jesus decide esperar mais alguns dias para ir ver Lázaro porque havia um plano nisso tudo.

Maria e Marta estão numa espera angustiante! Vendo Lázaro morrendo aos poucos, entre sopas e carícias em seus cabelos, lágrimas caem desesperadamente por verem seu irmão naquele estado terminal e nada de Jesus aparecer, estender as mãos e acabar logo com todo aquele sofrimento.

Entre uma sopa e outra, Lázaro dá seu último suspiro, e morre.

O recado foi dado, mas Jesus não veio. Agora para Marta e Maria só resta mais um cuidado: sepultar Lázaro.

A dor da perca, a dor do luto, o grito preso na garganta.



Maria e Marta voltam para casa e agora o leito está vazio. Lázaro estava no túmulo.
Passaram-se 4 dias depois da morte de Lázaro. Maria e Marta ainda choram, quando alguém vem avisá-las: Jesus está vindo para cá.
Marta sai desesperadamente atrás de Jesus, mas ela não foi atrás de conforto, ela não foi atrás de seu abraço, ela foi atrás de explicações!

"Jesus, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido!"

Ela queria explicações, e teve as melhores:

"Teu irmão há de ressuscitar!"

"Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá"

"Todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá"

Nesse momento Jesus estava tratando com a fé de Marta, que também estava morta. A partir desse momento, Marta consegue voltar a crer que Jesus pode todas as coisas.
Agora Jesus se encontra com Maria e as palavras dela são as mesmas de Marta:
"Jesus, se tu estivesse aqui, meu irmão não teria morrido"
Mas a reação de Jesus foi diferente com Maria. Dessa vez Jesus chorou...

A reação de Jesus foi diferente com Maria porque o relacionamento entre Jesus e Maria era diferente do relacionamento entre Jesus e Marta. 

Maria parava para o ouvir, Maria expressava devoção a Ele, o tinha como prioridade. 
A maneira como nos relacionamos com Deus dita como serão as respostas na nossa vida.
Dessa vez Jesus não precisou explicar nada, ele precisou expressar sentimento. E quando Ele chora é como se dissesse: Eu sei o tamanho da dor que você está sentindo.


"Me levem ao sepulcro", Jesus pede. De certo pensaram que Jesus queria ir até o sepulcro para chorar e lamentar. Mas Ele não é limitado como nós! Ele tinha um propósito maior nessa visita ao túmulo.

Mas haviam alguns que questionavam dizendo: "se ele abriu os olhos do cego, não poderia também poupar Lázaro da morte?". Eles questionavam porque para eles a situação já estava dada por perdida. 

O sepulcro era uma caverna e uma pedra a fechava. Chegando ao local, Jesus dá uma ordem que parecia inapropriada para a situação: "tirai a pedra". Marta logo avisa: "Senhor... já está cheirando mal..."

"Não te disse que se creres verás a glória de Deus?" disse Jesus.
Marta precisava se apegar aquilo que Jesus havia dito para ela, mas ela só conseguia enxergar com os olhos carnais, só via Lázaro morto, não conseguia entender o trabalhar de Jesus. A dor a tinha consumido de tal forma, que ela já não conseguia alimentar sua fé.

Depois disso Jesus chama: "Lázaro! Saia para fora!"

Todos os olhares estão fitos no túmulo... a pedra já foi removida e a ordem dada... será que Lázaro vai sair?

Lázaro vem caminhando... com dificuldades, pois estava enfaixado... mas vem cheio de vida! 

Todos os presentes comprovaram que Jesus tinha poder, não só de abrir os olhos do cego, mas para dar vida também!
O propósito na vida de Lázaro era maior, por isso ele chegou até o túmulo, para que a vida dele testificasse do poder de Deus!

Desde que o recado de Marta e Maria chegou para Jesus, foi entregue nas mãos dele o problema. Um recado enviado para Jesus não fica sem resposta! Ainda que a resposta não venha na hora que esperamos, ou da forma que esperamos, mas certamente a resposta virá no momento em que a glória de Deus se manifestará de forma mais intensa na nossa vida.
É no momento em que para nós não tem mais jeito, quando a causa é dada por perdida, quando tudo que nos resta é chorar e lamentar. Para Deus ainda há solução.

Eu venho te encorajar a mandar um recado para Jesus. Comunica para Ele qual é a situação do seu Lázaro. Não sei se seu Lázaro é seu casamento, seus filhos, sua carreira profissional, seus sonhos, sua saúde, sua fé... independente do que for, não hesite em mandar o recado pra Jesus.
Talvez, como Marta e Maria, seus cuidados não estejam trazendo resultados positivos e você está vendo que sozinho não vai conseguir. Você tem a quem recorrer: Jesus!

A resposta virá. Não sei como nem quando, só sei que será no momento mais oportuno para a glória de Deus invadir toda sua história.

Um grande abraço
Fiquem na paz do Senhor




sexta-feira, 3 de junho de 2016

Temor à Deus



Assunto cada vez mais escasso nos nossos dias. 
Há muito tempo eu já não ouço falar essa palavra nos púlpitos. 
Acredito que os cristãos há menos de 10 anos tenham ouvido pouquíssimo sobre isso: 
O Temor ao Senhor 


Essa palavra "temor" começou a estar mais presente em minha vida no ano de 2013, quando eu entrei em um propósito com Deus para alavancar minha vida espiritual. Esse foi o primeiro sentimento que o Espírito Santo despertou em mim: Temor ao Senhor.  


Mas o que é o Temor a Deus?


A palavra temor, ao pé da letra, nos remete a medo, intimidação. Mas o temor devido a Deus não incita o medo, mas sim uma adoração reverente, uma rendição total e um amor fiel a Ele. 

"No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor"
1 Jo 4:18
Logo, o medo é quebrado pelo perfeito amor de Deus. Aquele que se aproxima de Deus não o faz por medo, já que o medo não aproxima, mas afasta. Porém, todo aquele se aproxima de Deus sente o temor da sua presença, sente a necessidade de reverenciá-lo por quem Ele é, o ama respeitosamente e faz com zelo tudo o que for do seu agrado.

"Quem não te temerá, ó Rei das nações? Pois a ti de se deve o amor reverente, que é o temor do Senhor, porquanto entre todos os sábios das nações, e em todos os seus reinos não existe nada nem ninguém que se possa comparar a tua pessoa"
Jeremias 10:7

De onde vem o Temor?

Todo esse sentimento que nasce dentro de nós e que nos leva à rendição total à Deus é proveniente dele mesmo. Isso porque Deus quer que nos aproximemos dele, que sejamos seu povo e que verdadeiramente o tenhamos como único Deus. Quanto maior for a aproximação à Deus, maior será o temor.
"Farei com eles uma aliança eterna: não deixarei de abençoá-los com tudo de bom e colocarei o meu temor no íntimo do seu ser, para que nunca mais se afastem da minha pessoa"
Jeremias 32:40

O temor gerado pelo agir de Deus

Muitas passagens bíblicas declaram que o coração das pessoas se enchiam de temor a Deus ao ver os feitos maravilhosos das suas mãos. Quando testemunhamos o agir do Senhor, vemos o quão grande é seu poder e isso nos traz a necessidade de adorá-lo e o servirmos.
Vemos essa reação de temor nas seguintes referências:

  • Salmo 66:5
  • Jonas 1:16
  • Mateus 9:8, 17:6
  • Lucas 1:12, 1:65, 5:26, 7:16, 9:34, 24:5
  • Atos 2:43, 3:10, 5:5, 19:17
O temor é proveniente do trono de Deus e por intermédio da revelação do seu poder, chega ao coração do homem.


O temor nos leva à sabedoria

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para todo sempre"
Salmo 111:10

Aquele que teme a Deus considera todos os seus mandamentos, descritos na sua palavra. 
Seguindo sua palavra temos luz para iluminar nosso caminho e assim não errarmos o passo. Sábio é aquele que teme ao Senhor pois em todas as suas decisões, conselhos, ações e reações, coloca como prioridade cumprir o desejo do Senhor, dessa maneira, ele não erra.

"Pela fé Noé, quando divinamente orientado acerca dos acontecimentos que ainda não podiam ser vistos, movido por santo temor, construiu uma arca a fim de salvar sua família. Por intermédio da fé, ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que vem da fé"
Hebreus 11:7
Noé foi movido pelo temor que havia em seu coração para obedecer as instruções do Senhor e assim construir a arca, zelando por cada detalhe estabelecido por Deus. Essa obediência livrou a ele e toda sua família. Sábio é aquele que decide honrar a Deus em todas as suas ordenanças, esse será bem sucedido.


O temor nos leva à santidade

"Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que possa contaminar o corpo e,  por conseguinte a alma, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus"
2 Coríntios 7:1
"O temor do Senhor consiste em odiar o mal; rejeitar todo orgulho, arrogância, o mau comportamento e o falar perverso"
Provérbios 8:13
Para seguirmos a santificação precisamos de esforço e aperfeiçoamento a cada dia, e para conseguir viver assim, é necessário cultivar o temor. O temor nos leva a abandonar toda prática que não santifica o nome de Deus em nossa vida. 
Aquele que não tem temor não consegue entender o sentido da santificação, não tem motivação nem vontade de ser santo. É o temor a Deus que gera essa sede dentro do nosso ser. Saber que não podemos nos aproximar dele de qualquer maneira porque Ele é Santo. Saber que não podemos fazer sua obra de qualquer maneira, porque Ele é zeloso por sua obra. Saber que não podemos adorá-lo de qualquer maneira porque até mesmo os querubins cobrem seus rostos diante dele.

O temor a Deus muda atitudes, pensamentos e comportamentos.
Comece hoje a viver uma vida temente a Deus. Não apenas pelos benefícios que uma vida de temor nos traz, mas principalmente, por reconhecer quem é Deus.

Um forte abraço
Fiquem na paz do Senhor